EB nº 1 do Alfeite

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
EB nº 1 do Alfeite

Exames - Provas Finais 2016

O ano letivo aproxima-se do fim e a época de exames e provas finais está quase a começar.

No site do Agrupamento estão publicadas várias informações relativas ao desenrolar dos exames e provas.

Consulte em ave.ruyluisgomes.org

 

Aromas da horta

 

Temos assistido ao desenvolvimento das plantas nos últimos dias.

Muitas das plantas já têm flores que vão dar origem aos frutos e às sementes. Verificamos que as alfaces cresceram bastante, já há feijão-verde, morangos vermelhinhos e abóboras pequeninas.

Nas semanas que não chove temos regado as plantas, às vezes cavamos a terra e retiramos ervas daninhas.

Sente-se um cheiro agradável quando trabalhamos na horta, o cheiro da terra, do alecrim, da hortelã e dos morangos.

O Martim Nunes que provou o primeiro morango, disse que era muito bom.

Como é bom ver as transformações que ocorrem nas plantas.

 

Já cheira a primavera

No dia 18 de março, último dia de aulas no 2.º Período assistimos a um espectáculo da Companhia de Dança de Almada, que se deslocou à nossa Escola para apresentar “Jogo de Letras”. Esta apresentação foi oferecida pela Junta das Freguesias de Laranjeiro e Feijó. Os alunos tomaram os seus lugares e aguardaram ansiosos pelo início do espectáculo.

“Olá! Sejam bem vindos à minha fábrica de letras. Nem queiram saber o trabalho que tenho para fabricar as letras que vocês precisam para escrever…”.

Os alunos estiveram muito atentos, interagiram quando lhe foi solicitado e no final do espetáculo mostraram-se muito satisfeitos com o que tinham acabado de ver e ouvir.

Agora fazemos uma pequena pausa, para recuperar forças para o último período letivo. Vamos festejar a Páscoa, assistir à chegada da primavera, que é óptima para despertar os sentidos e a imaginação.

Boas férias e Boa Páscoa a todos.

 

Visita ao Jardim Zoológico

No dia 10 de março a turma do 2.ºA realizou uma visita de estudo ao Jardim Zoológico de Lisboa. Quando chegámos fomos visitar a Quintinha onde vimos alguns animais domésticos e algumas plantas cultivadas. De seguida fomos assistir a um espectáculo na Baía dos Golfinhos. Os golfinhos e os seus tratadores fizeram muitas habilidades. Depois  visitámos o Reptilário onde vimos várias espécies de cobras, rãs, tartarugas, iguanas, lagartos e crocodilos.

Seguiu-se uma visita guiada onde nos foram dadas informações sobre vários animais: araras, papagaios, tucanos, focas, leões-marinhos, tigres, leões, cobos, bongos, órixes, impalas, girafas, elefantes, flamingos e primatas. No Templo dos Primatas e na Aldeia dos Macacos vimos gibões, macacos-aranha, gorilas, chimpanzés e vários macacos.

Para além destes animais, observámos e identificámos outros, no resto da visita: koalas, cangurus, bisontes, búfalos, suricatas, lémures,  ursos, hipopótamos, rinocerontes, zebras,  tigre branco, faisões e muitos mais que não conseguimos memorizar o nome.

Visitámos a Tapada do Lince-ibérico, mas não tivemos a sorte de poder ver o casal aí existente, pois estavam  escondidos. Vimos imagens deles e muita informação sobre esta espécie que está em vias de extinção, só existem 350 linces-ibéricos.

Curiosidades: o órix-de-cimitarra já não existe na natureza, as fêmeas órix já tiveram 3 crias no Zoo. No Jardim Zoológico de Lisboa vivem cerca de 2000 animais de 330 espécies, a maioria delas em perigo de extinção no seu habitat natural.

O  Jardim Zoológico atua para proteger os animais e os seus habitats, criando condições para a sua reprodução e reintrodução na natureza.

Adorámos a visita ao Jardim Zoológico.

 

A Nossa Horta

Há cerca de um mês iniciámos o Projeto ”Horta na Escola”, com a ajuda do professor António. Desde aí já semeámos: alfaces, cenouras, feijão, grão de bico, abóboras, espinafres e milho. Plantámos morangueiros, pimenteiros, tomateiros e couves.

Algumas plantas já estão identificadas e já colocámos um aviso para os mais distraídos não se esquecerem: “Não pisar a horta”.

O tempo tem sido nosso amigo porque não precisamos de regar com frequência as plantas.

Ficamos à espera que as plantas da horta se desenvolvam para podermos provar os frutos e os legumes.

Ainda nos falta fazer um espantalho para proteger a horta dos pássaros.

Alunos do 4.º A

 


Pág. 45 de 69

logotipo_do_alfeite.jpg


Em linha

Temos 7 visitantes em linha

Visitantes

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje731
mod_vvisit_counterOntem364
mod_vvisit_counterNeste mês17956
mod_vvisit_counterMês anterior16753
mod_vvisit_counterDesde 1-06-101348229

25 Abr, 2024