EB nº 1 do Alfeite

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Visitas de Estudo
Visitas de Estudo

Feira do Livro

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

A turma do 1.º ano foi no dia 6 de dezembro visitar a Feira do Livro na sede do Agrupamento.

Actualizado em Domingo, 07 Janeiro 2018 17:04
 

Passeio Final

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

O Final do ano letivo foi comemorado com uma visita à Quinta Pedagógica das Margaridas em Pegões.

A tia Fati, que é a dona da quinta, ensinou-nos muitas coisas sobre o ciclo do pão e outras coisas da quinta.

Na Quinta aprendemos a fazer pão, visitámos a horta e o pomar onde vimos alfaces, tomates, couves, pimentos, abóboras, melões, melancias, ervas aromáticas, laranjeiras, macieiras, pereiras, ameixeiras, diospireiros, limoeiros, cerejeiras... Seguiu-se a visita aos animais da quinta: patos, gansos, galinhas, coelhos, pombas, porcos, pónei, cabras, ovelhas...

Seguiu-se um passeio de trator e no final comemos o pão que ajudámos a amassar.

Foi um dia muito divertido. Para o próximo ano há mais...

Boas férias

 

Conhecer os pesos e medidas usadas em Portugal

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

 

No passado dia 12 de janeiro a turma do 3.ºA foi visitar o Museu de Metrologia.

O guia da visita foi o Sr. António Neves que nos mostrou e ensinou muitas coisas sobre as medidas de capacidade, de comprimento e de peso (não se utilizava o termo massa).

Começámos a visita com uma breve explicação sobre os primeiros pesos e medidas e observámos uma balança construída em 1803, que era uma réplica da balança da Casa da Índia onde se pesavam os produtos vindos da Índia.

Desde a fundação de Portugal e durante vários séculos, os pesos e as medidas eram muito diferentes dos que usamos agora e tinham outros nomes: não havia metro, nem litro, nem quilograma.

Para medir os líquidos a unidade principal era o almude, para medir sólidos como feijão, farinha ou cereais a unidade mais importante era o alqueire.

Para medir comprimentos o padrão de medida era o palmo (na medida actual cerca de 22 cm) e as outras medidas baseadas neste palmo: a vara media 5 palmos e o côvado 3 palmos.

Para pesar usavam-se pesos de pedra e mais tarde de metal e a unidade mais usada era a arroba (atualmente cerca de 15 kg).

Foi muito interessante ver os instrumentos de medida antigos, que foram usados antes dos que conhecemos actualmente. As medidas de D. Manuel que era um sistema de pesos feito em bronze, composto por 15 pesos em forma de copo, que se encaixavam uns nos outros e se colocavam todos numa caixa foi o mais apreciado pelos alunos. Pesava no total 4 arrobas ou seja um quintal (cerca de 60 kg).

O Sistema Métrico Decimal usado actualmente só foi inventado no final do séc XVIII pela Academia Francesa de Ciências, mas em Portugal só foi adotado em 1852 com os nomes que conhecemos: o metro, o litro, o quilograma e respectivos múltiplos e submúltiplos.

Curiosidades:

- O metro foi definido como “a décima milionésima parte de um quarto do meridiano terrestre.

- A unidade de grandeza para a intensidade luminosa é a candela.

Nesta visita ao Museu de Metrologia aprendemos (quase) tudo sobre pesos e medidas, os Reis que definiram e mandaram aplicar essas medidas e pusemos em prática algumas medições e pesagens.

Actualizado em Terça, 17 Janeiro 2017 11:05
 

Visita ao Jardim Zoológico

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

No dia 10 de março a turma do 2.ºA realizou uma visita de estudo ao Jardim Zoológico de Lisboa. Quando chegámos fomos visitar a Quintinha onde vimos alguns animais domésticos e algumas plantas cultivadas. De seguida fomos assistir a um espectáculo na Baía dos Golfinhos. Os golfinhos e os seus tratadores fizeram muitas habilidades. Depois  visitámos o Reptilário onde vimos várias espécies de cobras, rãs, tartarugas, iguanas, lagartos e crocodilos.

Seguiu-se uma visita guiada onde nos foram dadas informações sobre vários animais: araras, papagaios, tucanos, focas, leões-marinhos, tigres, leões, cobos, bongos, órixes, impalas, girafas, elefantes, flamingos e primatas. No Templo dos Primatas e na Aldeia dos Macacos vimos gibões, macacos-aranha, gorilas, chimpanzés e vários macacos.

Para além destes animais, observámos e identificámos outros, no resto da visita: koalas, cangurus, bisontes, búfalos, suricatas, lémures,  ursos, hipopótamos, rinocerontes, zebras,  tigre branco, faisões e muitos mais que não conseguimos memorizar o nome.

Visitámos a Tapada do Lince-ibérico, mas não tivemos a sorte de poder ver o casal aí existente, pois estavam  escondidos. Vimos imagens deles e muita informação sobre esta espécie que está em vias de extinção, só existem 350 linces-ibéricos.

Curiosidades: o órix-de-cimitarra já não existe na natureza, as fêmeas órix já tiveram 3 crias no Zoo. No Jardim Zoológico de Lisboa vivem cerca de 2000 animais de 330 espécies, a maioria delas em perigo de extinção no seu habitat natural.

O  Jardim Zoológico atua para proteger os animais e os seus habitats, criando condições para a sua reprodução e reintrodução na natureza.

Adorámos a visita ao Jardim Zoológico.

Actualizado em Segunda, 14 Março 2016 11:19
 

Visita de Estudo ao CMIA

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

No passado dia 21 de outubro a turma do terceiro ano da nossa escola foi visitar o CMIA (Centro de monotorização e interpretação Ambiental da Costa de Caparica).

Esta visita permitiu aos alunos observarem a exposição sobre as dunas, sua importância para o Ambiente, as várias fases, tipos de vegetação e formas de conservação.

Posteriormente puderam assistir a um filme sobre o litoral da nossa costa, sua transformação e evolução ao longo dos tempos e depois interagir com o Aquário Virtual.

Foi uma visita bastante significativa, cujo caráter lúdico permitiu adquirir conhecimentos que serão trabalhados dentro do contexto do Projeto eco escolas.

Actualizado em Quarta, 04 Novembro 2015 11:15
 


Pág. 4 de 7

logotipo_do_alfeite.jpg


Em linha

Temos 26 visitantes em linha

Visitantes

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje75
mod_vvisit_counterOntem1372
mod_vvisit_counterNeste mês15951
mod_vvisit_counterMês anterior43247
mod_vvisit_counterDesde 1-06-102130313

11 Jul, 2025