EB nº 1 do Alfeite

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Visitas de Estudo Conhecer os pesos e medidas usadas em Portugal

Conhecer os pesos e medidas usadas em Portugal

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

 

No passado dia 12 de janeiro a turma do 3.ºA foi visitar o Museu de Metrologia.

O guia da visita foi o Sr. António Neves que nos mostrou e ensinou muitas coisas sobre as medidas de capacidade, de comprimento e de peso (não se utilizava o termo massa).

Começámos a visita com uma breve explicação sobre os primeiros pesos e medidas e observámos uma balança construída em 1803, que era uma réplica da balança da Casa da Índia onde se pesavam os produtos vindos da Índia.

Desde a fundação de Portugal e durante vários séculos, os pesos e as medidas eram muito diferentes dos que usamos agora e tinham outros nomes: não havia metro, nem litro, nem quilograma.

Para medir os líquidos a unidade principal era o almude, para medir sólidos como feijão, farinha ou cereais a unidade mais importante era o alqueire.

Para medir comprimentos o padrão de medida era o palmo (na medida actual cerca de 22 cm) e as outras medidas baseadas neste palmo: a vara media 5 palmos e o côvado 3 palmos.

Para pesar usavam-se pesos de pedra e mais tarde de metal e a unidade mais usada era a arroba (atualmente cerca de 15 kg).

Foi muito interessante ver os instrumentos de medida antigos, que foram usados antes dos que conhecemos actualmente. As medidas de D. Manuel que era um sistema de pesos feito em bronze, composto por 15 pesos em forma de copo, que se encaixavam uns nos outros e se colocavam todos numa caixa foi o mais apreciado pelos alunos. Pesava no total 4 arrobas ou seja um quintal (cerca de 60 kg).

O Sistema Métrico Decimal usado actualmente só foi inventado no final do séc XVIII pela Academia Francesa de Ciências, mas em Portugal só foi adotado em 1852 com os nomes que conhecemos: o metro, o litro, o quilograma e respectivos múltiplos e submúltiplos.

Curiosidades:

- O metro foi definido como “a décima milionésima parte de um quarto do meridiano terrestre.

- A unidade de grandeza para a intensidade luminosa é a candela.

Nesta visita ao Museu de Metrologia aprendemos (quase) tudo sobre pesos e medidas, os Reis que definiram e mandaram aplicar essas medidas e pusemos em prática algumas medições e pesagens.

Actualizado em Terça, 17 Janeiro 2017 11:05  

logotipo_do_alfeite.jpg


Em linha

Temos 15 visitantes em linha

Visitantes

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje1027
mod_vvisit_counterOntem1046
mod_vvisit_counterNeste mês12012
mod_vvisit_counterMês anterior16753
mod_vvisit_counterDesde 1-06-101342285

20 Abr, 2024